quinta-feira, 16 de julho de 2009

Paca com Cachaça Itagibá

Esta receita é do premiado Chef belgo-baiano Laurent Rezette do Chez Bernard de Salvador. Este restaurante de 44 anos é um ícone da alta gastronomia de Salvador. Esta receita de paca é uma delicia, pois acrescenta ao sabor da caça o exotismo da brasileirissima cachaça baiana.

Ingredientes:
1 Paca com couro
Cachaça Itagibá (duas doses para receita e uma dose para dica do chef abaixo)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena, picada
½ xícara (chá) de salsinha, picada
¼ xícara (chá) de cebolinha, picada
suco de 1 limão
1 pimenta de cheiro,
azeite,
sal a gosto

Modo de preparo:
1. Comece preparando o tempero: picar tudo junto a cebola, a salsinha, a cebolinha, e a pimenta de cheiro. Acrescente o suco de limão e suas doses de cachaça Itagiba.
2. Coloque a paca numa assadeira. Passe sal sobre a pele, por dentro e por fora.
3. passe o tempero por toda ela. Cubra a assadeira com filme plástico, leve à geladeira e deixe marinar por no mínimo 12 horas.
4. Retire a assadeira da geladeira e limpe todo o tempero da pele . Este procedimento é necessário, pois o tempero queima muito facilmente, podendo comprometer o sabor e o tempo de cozimento
5. Ligue o forno em temperatura alta (200 graus).
6. Coloque a paca numa assadeira, untada com azeite ou, melhor ainda, sobre uma grade, própria para assados, que permite que todos os lados assem de uma só vez.
7. Cubra toda a assadeira com papel-alumínio, com o lado brilhante voltado para baixo, vedando a carne.
8. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido e deixe assar por 1 hora a baixa temperatura. (No 3)
9. Retire a assadeira do forno e despreze todo o papel alumínio. Limpe a assadeira e volte a paca sobre a assadeira untada ou sobre a grade.
10. Leve ao forno novamente por mais 1 hora, agora sem cobrir com papel-alumínio, ou até que a pele fique bastante dourada.
11. Para que a pele fique "pururuca", a paca deverá receber calor de cima para baixo no final da cocção (por no mínimo 10 minutos). Alguns fogões possuem esta função (que gratina alimentos). Outra solução é retirar do forno e deixar por 10 minutos na estufa do forno (que fica abaixo do forno).
12. Se o seu forno não possui nenhuma dessas funções, a última solução é aquecer um pouco de óleo e jogar sobre a pele (fora do forno), formando assim, a pururuca. Esta última opção é a menos recomendada, pois a paca ficaria mais encharcada de gordura e portanto menos saborosa.

Servir com Legumes assados com alho e uma farofa caseira

A Dica do chef : A receita sairá muito melhor se preparada tomando uma caipirinha de Itagibá feita pelo Barman Edson !!
Bon appétit !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário