quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Como fazer receita de Cupcake

Imagem de cupcake - como fazer cupcake gostoso Uma receita de verdade.
Os cupcakes invadiram a cozinha, receitas culinárias, paladares mais aguçados. Em poucos anos virou moda no Brasil. Podem ser encontrados nos mercados, padarias e até restaurantes de luxo oferecem essa delícia. De fato, é uma delícia e nosso blog vai ensinar como fazer cupcake gostoso e bonito. Esse é um cupcake tradicional, um dos modelos mais fabricados atualmente.


Receita de Cupcake. Saiba como fazer

Abaixo você confere os ingredientes necessários para fazer a massa tradicional

  • 220ml de leite
  • 1 colher de spoa de baunilha
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 220 gramas de margarina sem sal. Atenção: precisa estar em temperatura ambiente
  • 350 gramas de farinha de trigo peneirada
  • 350 gramas de açúcar refinado
  • Uma pitadinha de sal


Modo de preparo

Coloque açúcar refinado e a manteiga em temperatura ambiente na tigela da batedeira e bata até ficar no ponto esbranquiçado. Em seguida coloque os ovos com a batedeira ainda ligada e continue batendo mais um pouco.

Em uma outra tigela coloque a baunilha no leite e reserve.

Agora você pega outra tigela (suja muitas tigelas mesmos) insira a farinha de trigo sem fermento mais o fermento em pó e o sal, bastando misturar bem.

Adicione a massa do cupcake, um pouco da farinha e um pouco do leite e misture levemente. Adicione o restante da farinha e do leite. Mexa levemente e a massa estará pronta. 

O momento ideal para preencher as forminhas é quando a massa estiver em ponto homogêneo. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as de alumínio e preencha até a metade com a massa.
Por último, coloque em forno pré-aquecido por cerca de vinte e cinco minutos. Mas tome cuidado por que dependendo do forno, esse tempo pode ser em excesso.

Essa receita de cupcake ensina apenas a massa. Podem ser utilizados diversos tipos de recheios. Para colocar o recheio, você só precisa furar a massa depois de assada. Lembrando que para fazer cupcake é preciso recheio (conteúdo que vai dentro da massa) e a cobertura (vai em cima da massa, o que serva para decorar).

Os recheios mais utilizados em receita de cupcake são de doce de leite, geleias e brigadeiros.

Cobertura tradicional

Para essa massa indicada pode ser utilizado diversos tipos de coberturas. Vamos ensinar apenas um.


  • 1 colher de baunilha
  • 300 gramas de açúcar impalpável
  • 100 gramas de manteiga (sem sal)
  • 50 ml de leite
  • Gotas de anelina na cor desejada

Coloque 100 gramas de manteiga, 150 gramas do açúcar impalpável, o leite e a colher de baunilha na tigela de uma batedeira. bata até ficar em ponto creme. Ainda com a batedeira ligada, coloque o restante do açúcar impalpável, mas adicione aos poucos. O resultado deve ser um creme glacê.

O creme fica branco, mas tem gente que adora dar cor no  recheio. Você pode colocar ao bater a massa duas gotas de anilina da cor desejada ou preferencialmente as essências ou corantes - tem artificiais e naturais no mercado.

Vídeo sobre como fazer cupcake

Nesse vídeo uma chef de cozinha da Senac ensina como fazer receita de uma delícia de cupcake:


Procurando por formas para cupcake? A Papelaria Online Papel de Papel possui diversos modelos disponíveis. Conheça acessórios e formas para cupcake. Podem ser úteis para o preparo desses pequenos bolos.

História do Cupcake

Esse bolinho pequeno teve origem na Inglaterra. Eles são chamados por lá também como Fairy Cakes, que significa bolo das fadas. Mas o termo Cupcake foi pela primeira vez mencionado em um antigo livro de receitas datado em 1828.

Inicialmente, um grupo de pessoas começou a assar bolos em canecas e o resultado foram pequeninas massas deliciosas que complementavam com doces, claro que, nada tão sofisticado como nos dias de hoje.

Mas foi em 1900 que ganharam o mundo pelo fácil cozimento e praticidade de preparo, além de ser agradável para a família e amigos. No início, eram voltados apenas para as crianças com sabores simples, mas hoje, é possível fazer verdadeiras obras de arte da culinária, isto é, a receita de cupcake ficou com mais glamour. Alguns dos dados citados foram lidos no site Espaço Gourmet.

Assine nossa news


Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário