terça-feira, 26 de novembro de 2013

Como fazer pão francês?

Imagem de pão ainda no forno. Saiba como fazer pão tipicamente francês facilmente.
O pão francês sempre fez parte do café da manhã em qualquer família. Sua casa crocante - quem sabe faz pão francês fica com a casca crocante - e sua massa quando quente para derreter a margarina ou manteiga é uma delícia. Mas muitas pessoas não sabem como fazer pão francês corretamente. Muitos até tentam, mas não fica legal.

A Letícia Fonseca compartilhou uma receita muito legal, para o portal Tudo Gostoso, que ensina como fazer esse pão tão popular no Brasil. Mas vale ressaltar que as padarias possuem fornos apropriados e pode ser que não fique igualzinho, mas se aproxima na textura e sabor.


Ingredientes para o pão francês

  • Meio quilo de farinha de trigo
  • 20 gramas de açúcar
  • 15 gramas de sal
  • 1 colher (sopa) se margarina
  • 15 gramas de fermento para pão
  • 1 copo americano de água

Modo de preparo


Não é complicado fazer o pão. Primeiramente dilua o fermento em um copo de água morna com o açúcar e em seguida misture os outros ingredientes. Para formar a massa, amasse e levante sempre para empurrar a massa para frente,bem ao estilo de vovó fazer massa de pão caseiro, usando a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma.

Acompanhe a textura da massa. Você deve adicionar mais água e mais farinha somente se sentir a necessidade, caso a massa esteja muito seca ou grudando nas mãos, e isso não pode acontecer. A textura da massa deve ficar com aspecto leve e esponjoso.

A massa deverá ficar em descanso por aproximadamente duas horas. A seguir, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado. Coloque o conteúdo com o tabuleiro untado - ou forma. Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima

Agora a massa deve descansar por mais uma hora. Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno.

O pão francês deve assar por aproximadamente 40 minutos, mas acompanhe para não queimar.

Até que não é difícil. Viu como fazer pão francês não é tão complicado como parece? Aproveite para fazer ainda hoje. Experimente.

Abaixo você confere a história do pão e também uma receita extra.

A história do pão francês

Estima-se que os primeiros pães (de modo geral) foram feitos há mais de 12 mil anos. Na bíblia tem referências de pães, produto muito consumido naquela época, mais do que nos dias de hoje. Segundo dados divulgados pela Info Escola, o primeiro pão assado surgiu em 7000 a.C logo após o descobrir o fermento.

Aqui no Brasil os pães ficaram populares somente no século 19, e eles eram bem escuros, enquanto que na Europa faziam pães bem claros. Mas engana-se quem pensa que o pão francês atual vendido no Brasil é igual ao da França. Nada disso. A receita original foi modificada no século 20 pelos brasileiros adaptando aos paladares de nossa região, enquanto que a receita original continua sendo feita lá na França.

Gostou de saber como fazer um delicioso pão francês? Gostou da pequena história? Aproveite para compartilhar com seus amigos. Conheça também nossa receita de pão de forma recheado.

Receita de pão caseiro integral

Espero que tenha gostado de saber como se faz pão francês. Certamente vai adorar saber como fazer pão integral, uma dica de receita extra que vamos compartilhar nessa mesma postagem

Ingredientes


  • 25 gramas de fermento fresco para pão
  • Meia xícara (chá) de gérmen de trigo
  • 100 ml de óleo
  • 400 ml de água morna
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 1 xícara (chá) de aveia
  • 2 copos tipo requeijão de farinha de trigo integral
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 xícara de café de semente de linhaça
  • Farinha de trigo até dar o ponto


Modo de Preparo


  1. Misture o fermento com o açúcar dentro de uma vasilha.
  2. Adicione os outros ingredientes.
  3. Agora basta você sovar bem a massa em superfície lisa e enfarinhada.
  4. Deixe crescer até dobrar de volume.
  5. Modele os pães e coloque em forma de bolo inglês forrada com papel manteiga.
  6. Agora o ideal é deixar descansar bem.
  7. Leve ao forno para assar


Pronto. Agora tem um pão integral de alta qualidade com o prazer de fazer em casa.

Assine nossa news


Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário