segunda-feira, 5 de maio de 2014

Como usar panela de pressão com segurança



Muitas pessoas nem se preocupam com os perigos que uma panela de pressão pode proporcionar. De acordo com o Inmetro, acontecem centenas de acidentes todos os meses do Brasil, mas poucos são registrados, principalmente quando não acontece de ter feridos. Devido a esse perigo real, resolvi criar uma postagem para saber como usar panela de pressão com segurança e de forma correta.


Acidentes com a panela podem ser evitados, diz reportagem




Nessa reportagem você confere como usar panela de pressão corretamente evitando assim acidentes domésticos.

Entenda o funcionamento da panela de pressão

A válvula maior, geralmente preta e que faz o barulho de chiar é responsável por manter a pressão interna regular. Quando começa a chiar significa que o líquido interior começou a ferver. A partir disso, começa a se desenvolver uma pressão interna muito forte por que o vapor precisa sair. As borrachas laterais da tampa são responsáveis por não permitir que o vapor escape, criando a pressão interna.

Quando a pressão atinge o limite, o pino interno da válvula começa a subir, por influência e força da própria pressão. É nesse momento que a válvula começa a balançar de um lado para outro e também a girar. Isso faz com que a pressão saia lentamente. Se isso não acontecer, o risco da panela explodir é evidente.

Fique atento quando a válvula vermelha que geralmente fica situada em cima da tampa, mas há modelos que ficam em outros locais. Ela é responsável por subir quando a válvula principal descrita acima não funciona - o motivo mais comum é entupimento. O problema é quando essa válvula de segurança não sobe.

O perigo mais comum no Brasil

Tenho certeza que a maioria das pessoas coloca a panela de pressão debaixo da torneira d´água. É a que os acidentes podem acontecer. Esse processo ocasiona um choque térmico, provocando rachaduras na borracha ou até mesmo no metal. Com o tempo, esse problema pode causar explosão sem aviso prévio. Por isso não coloque a panela na água.

O ideal é que a pressão saia naturalmente, que dura em torno de cinco minutos. Se estiver com pressa, você pode levantar a válvula de escape da pressão com o auxílio de uma colher, acelerando o processo. Mas tome cuidado para não se queimar por o vapor tende a sair para os lados.

Infográfico de como usar corrretamente uma panela de pressão

O programa Mais Você divulgou um infográfico com resumo sobre os cuidados a serem tomados.

Infográfico do Mais Você sobre como usar de forma segura uma panela de pressão.

 Para abrir a tela inteira, clique na imagem ou acesse o infográfico aqui. Fonte: Mais Você.

Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário