terça-feira, 11 de outubro de 2016

Sonho tradicional Fácil



 Sonho é uma das sobremesas mais conhecidas e apreciadas em padarias e docerias. Podem ser recheadas com creme, doce de leite, chocolate, nata, goiabada, brigadeiro, são muitas as versões, inclusive já cheguei a ver até com  recheio de sorvete... Realmente a criatividade flui!!! Particularmente gosto mais da tradicional mesmo, sempre me leva a infância!!! Hummm... É impossível resistir a tanta gostosura!!!   Para esta receita, preparei uma massa bem versátil, ou seja, esta massa pode ser tanto frita como assada. As duas opções ficam uma delícia. Fica realmente a sua escolha. Agora é só preparar e servir no seu lanche da tarde. Vai ser impossível resistir a tanta gostosura!!!   Confira a receita:


 
Ingredientes da massa

500g de farinha de trigo
50g de fermento biológico fresco
2 ovos
100g de açúcar
100g de margarina temperatura ambiente
125 ml de água
1 colher café de sal

Em uma tigela faça uma esponja com 50g de fermento biológico, 50g de farinha de trigo e ½ xícara chá de água. Deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, acrescente a margarina, os ovos, o açúcar, o sal e alterne a farinha de trigo com a água amasse até que a massa fique macia e solte das mãos. Se for necessário acrescente mais farinha de trigo. Espere o crescimento da massa durante 10 minutos. Logo após, modele as bolinhas. Se preferir e quiser deixá-los no mesmo tamanho, pese 30 gramas de cada pãozinho. Coloque em assadeira levemente untada com manteiga. Cubra com um pano e espere o crescimento até o pãozinho  dobrar de tamanho.
  Depois frite em óleo não muito quente.
 

 Ou  se preferir mais saudável leve ao forno preaquecido a 200 °C por aproximadamente 35 minutos ou até dourar levemente. Reserve.

Ingredientes do Recheio

1 litro de leite
1 e ½ xícara chá de açúcar (250g)
4 gemas
¾ xícara chá de farinha de trigo (75g)
1 colher chá de essência de baunilha ou fava de baunilha
 1 xícara chá açúcar de confeiteiro para polvilhar 


Em uma panela adicione o leite, o açúcar, as gemas passadas pela peneira, a farinha de trigo dissolvida em um pouco de leite e a essência de baunilha. Mexa sempre para não empelotar. Cozinhe até a mistura engrossar.  Retire do fogo e espere esfriar. Recheie os sonhos e polvilhe açúcar de confeiteiro. Rendimento 30 sonhos.


 Recheie com uma porção generosa de creme

 Polvilhe açúcar de confeiteiro

Versão sonho assado 

 Versão sonho frito

 Para presentear  ou vender


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário