terça-feira, 8 de novembro de 2016

Pão Árabe (Pita)






Pão Árabe ou Pita é um pão oco por dentro e muito macio. Muito consumido no Oriente Médio para servir como apoio para levar a comia à boca. Aqui no Brasil este tipo de pão é muito usado para fazer sanduíche tipo Beirute,  ou recheá-lo como desejar. É só usar a criatividade!!! É bem fácil de fazer só precisa ter paciência para esperar o crescimento da massa. No final vale muito a pena, pois o resultado é fantástico!!! Confira a receita: 



Ingredientes


4 copos(tipo americano) farinha de trigo

½ colher sopa de fermento biológico (15g)

1 colher ( sopa) de açúcar

1 colher (chá) de sal

3 colheres sopa de azeite ou óleo

1 e 1/2 copos (tipo americano) de água 


Em uma tigela adicione o fermento biológico fresco, o açúcar, 2 colheres sopa de água e 2 colheres sopa de farinha de trigo. Misture, tampe com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Logo depois esta mistura vai apresentar bolhas de ar. Neste momento junte todos os outros ingredientes, o azeite, a água, o sal e a farinha de trigo. Amasse bem. Se necessário acrescente mais farinha ou água. A massa deve estar macia, sem grudar nas mãos. Acomode a massa em uma tigela tampada com pano e deixe crescer por cerca de 30 minutos ou até dobrar de tamanho. Divida a massa em 8 partes e modele no formato de pequenas bolas. Tampe com um pano e deixe descansar por  mais 20 minutos ou até dobrar de tamanho. Abra a massa em formato de discos deixando uma espessura aproximada de 2 cm . Leve ao forno médio para assar por aproximadamente 4-5 minutos ou até dourar levemente nas laterais.  Pão vai inflar (inchar) vire o outro lado para que asse dos dois lados por igual. Retire do forno, deixe esfriar e guarde em recipiente fechado para que não ressequem.  Rendimento 8 pães.




Dika da Naka


  • Medida do copo americano é de 200 ml de capacidade.
  • Espere os pães esfriarem bem para guardá-los. Assim não corre o risco de mofar.Lembre-se que o pão  não contém conservantes.
  • Quando colocar no forno para assar, fique atento para que não queime é bem rápido para assar.
  • Massa não gosta de lugar frio. Então, deixe a massa em espera para o crescimento em local mais quente e sempre coberto com um pano ou plástico para que forme uma estufa. Assim o crescimento da massa será mais eficiente.
  • Sirva o pão acompanhado de kebab e pastinha de iogurte natural e limão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário