quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Pão fácil e econômico




Sempre que tenho um tempinho faço um pão tipo caseiro em minha casa. Amooo comer pão quentinho com manteiga derretida!!! Hummm...  É tão gostoso e fofinho este pão , que preciso compartilhar esta receita. Veja como é fácil de fazer e super econômico, necessita de pouquíssimos ingredientes e rende muito. Único detalhe é que tem que ter paciência em esperar crescer., até aí natural não é mesmo? Todo pão precisa de um tempo de espera. Rsrsrsrsss... Posso garantir que vale a pena esperar pelo pão. Veja a receita completa e se você nunca fez pão dê uma espiada nas dicas, é só seguir que não tem erro. 

Ingredientes

15g de fermento biológico fresco
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de leite (ou água)
1 ovo
½ xícara (chá) de óleo
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
6 xícaras (chá) farinha de trigo


Em uma tigela dissolva o fermento biológico em  1 xícara (chá) de água morna. Acrescente o leite, o óleo,  o açúcar o sal. Misture e acrescente aos poucos a farinha de trigo amasse bem até que a massa desgrude das mãos. Se precisar acrescente mais farinha.


 Divida a massa em 10 partes (aproximadamente 150g cada) Modele a massa em formato de bolinhas e deixe crescer até dobrar de tamanho. 

 Abra cada massinha com um rolo em uma espessura não muito fina e enrole como um rocambole. Acomode na assadeira enfarinhada e deixe crescer novamente por aproximadamente 30 minutos ou até dobrar de tamanho. Leve para assar em forno preaquecido por 30-40 minutos ou até dourar os pães. Rendimento 10 pães no tamanho médio.

Dika da Naka



  • Deixe a massa crescer em lugar abafado e quente.
  • Tampe com um pano ou plástico para que forme uma estufa e a massa cresça com mais facilidade.
  • Se o dia estiver muito frio, substitua 15g fermento em pó por 30g de fermento biológico
  • Se quiser pode substituir o leite por água.
  • Use o truque da bolinha na água. Antes de deixar a massa crescer coloque uma pequena bolinha de massa dentro de um copo com água em temperatura ambiente e espere a bolinha subir. Quando isso acontecer é sinal que a massa já cresceu e está na hora de levar para assar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário