quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Pisco Sour - A bebida típica do Peru



                                                                                                                      www.revistadecajon.com

 
O Pisco Sour feito a partir do destilado de uva é ao lado do Ceviche a principal tradição da culinária Peruana. Conhecido no mundo pelo seu sabor marcante é uma bebida que orgulha o Peru. Ao visitar o país esta é uma bebida que não pode deixar de pedir, a não ser que você não beba nada alcoólico. 
No primeiro de fevereiro, comemora-se o Dia do Pisco Sour no Peru. No ano de 2004, o então ministro Eduardo Iriarte declarou que essa data seria convertida no Dia Nacional do Pisco Sour. Em 18 de outubro de 2007 o instituto Nacional do Peru (INC), declarou o Pisco Sour como Patrimônio Cultural da Nação.



O Objetivo aqui é fazer conhecer a bebida, seus ingredientes, e suas principais características, porém não posso deixar de comentar a “disputa” entre Chile e Peru pela autoria da origem. No fundo ambos os países, tem um mesmo passado, pois quando foi introduzida a destilação da uva pelos espanhóis a região não tinha a mesma divisão geográfica que tem hoje. Segundo especialistas, ambos os países beberam, literalmente da mesma fonte.

                                                                                                       http://invinoviajas.blogspot.com.br



Uma das versões para a origem do Pisco é a de que por volta do século XVII, o rei da Espanha proibiu o vinho na região do Peru, o que obrigou os moradores locais a criarem  uma nova versão de bebida alcoólica a partir da uva. No início do século XX,  em um bar ¨Bar Morris” em Lima teria criado um drink  próximo da receita atual, o Pisco Sour. O drink teria sido criado por Victo Morris, proprietário do bar e foi apresentada como uma novidade inspirada no whisky sour inglês.
O Pisco é uma aguardente destilado da uva. O Pisco obtido desse processo deve ter cor transparente ou levemente âmbar, com um conteúdo alcoólico que fica próximo dos 42º GL. As variedades da bebida se definem pelo sabor, conforme a uva utilizada para sua elaboração e pelo processo de destilação.

                                                                                                      http://invinoviajas.blogspot.com.br

Variedades do Pisco:

  • O Pisco Puro é feito com variedades de uvas, não misturadas, ou seja, feito por um só tipo de uva, e dependendo da cepa da uva pode ser ou não aromático.
  • O Pisco Acholado é feito de uma mescla de caldos de distintas variedades de uva.
  •  O Pisco Mosto Verde é obtido através da destilação quando antes do fim do processo se interrompe a fermentação e ainda existe um pouco de açúcar no produto.

 


Cepas de Uvas do Pisco:

  • Uvas aromáticas: Itália; moscatel; torontel; albilla
  • Uvas não aromáticas: Quebranta; Negra criolla; Mollar; Uvina

 

O drink feito a partir do Pisco é o resultado da junção do destilado, suco de limão, calda de açúcar, clara de ovo e gelo. Na hora de servir é comum acrescentar algumas gotas de amargo de angostura ou bitter. 

 

                                                                                                                              www.blog.costamar.com


 

Receita Pisco sour

Confira a receita  tradicional do Pisco-sour:


Calda de Açúcar


  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 xícara (chá) de água


Em uma panela adicione o açúcar, a água e leve ao fogo baixo. Mexa com uma colher até perceber que dissolveu completamente o açúcar. Retire a calda do fogo e deixe esfriar. Reserve. 


Preparo da Bebida


  • 200 ml de Pisco
  • 70 ml de suco de limão
  • 1 clara de ovo
  • Gelo
  • Amargo de Angostura ou Bitter

Primeiramente misture o suco de limão, o Pisco e a calda de açúcar, que deve ser a mesma quantidade do suco de limão.Mexa até misturar bem todos os ingredientes.Coloque a mistura em um liquidificador e adicione gelo até dobrar de volume. Bater até dissolver bem o gelo. Na sequência coloque a clara e bata por aproximadamente um minuto. A clara tem como função criar a espuma e deixar a bebida mais leve. Escolha o tipo de taça que preferir e derrame a bebida.Por tradição se coloca 3 gotas de amargo de angostura ou bitter. Sirva em seguida. 




Fontes:

www.deperu.com/pisco/

rpp.pe/lima/actualidad

bebidasycocteles.com/articulos-bebidas/pisco-sour-historia





Nenhum comentário:

Postar um comentário