terça-feira, 15 de novembro de 2016

Rosca com recheio de uva passa



 

Rosca com recheio de uva passa é uma receita muito antiga que me acompanha há muito tempo. Realmente faz tanto tempo que já nem me lembro  quem me cedeu a receita ou em que livro vi esta receita.  A única coisa que sei  é que preciso compartilhar aqui no blog esta delicia de rosca que combina muito bem com o Natal. Na verdade não precisa chegar o natal para preparar, pois esta rosca “faz bonito” em qualquer mesa de café da manhã ou lanche da tarde. Pode apostar!!! Hummm... Sem contar  o aroma de pão quentinho saindo do forno!!! Devo confessar que não tem sensação  melhor.  Que tal preparar aí em casa também? Garanto que vai fazer sucesso!!! Confira a receita:

Ingredientes da massa

50g de fermento biológico fresco
6 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos
¾ xícara (chá) de leite morno
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher(chá) de sal
2 gemas (para pincelar)
3 colheres (sopa) de açúcar para polvilhar

Ingredientes do recheio
5 colheres (sopa) de manteiga
300g de uva passa sem semente
½ xícara (chá)  de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo

Em uma tigela adicione o fermento, o açúcar, o leite morno e 1 xícara chá de farinha de trigo. Misture e deixe descansar por 20 minutos. Logo depois, acrescente a esta massa os ovos, a manteiga, o sal e o restante da farinha de trigo. Amasse bem em uma bancada  polvilhada com farinha de trigo coloque em um recipiente enfarinhado e deixe descansar novamente  por 30 minutos ou até dobrar de volume. Enquanto isso prepare o recheio colocando em uma tigela a manteiga em temperatura ambiente, o açúcar, o óleo e as passas. Misture bem e reserve. 


 Abra a massa em um retângulo de aproximadamente 40 cm  x 50 cm .


 Espalhe o recheio  sobre a massa aberta .



 Enrole como um rocambole. 



Corte em 10 partes, ou como preferir.  Em uma assadeira enfarinhada acomode as roscas  e deixe crescer novamente por aproximadamente 30 minutos.


 Pincele as gemas batida e leve para assar em forno médio a 200°C  preaquecido por 30-40 minutos, ou até dourar. 



 Depois retire do forno, espere esfriar e retire da forma. 
Polvilhe com açúcar de confeiteiro. Rendimento 10 unidades.

Dika da Naka


  • Para não ter erro e saber exatamente se a massa já atingiu o seu crescimento. É só reservar uma pequena porção de massa, fazer uma bolinha e colocar em um copo com água em temperatura ambiente. Quando a bolinha subir é sinal que já está no ponto para assar.
  • Sempre deixe a massa descansando em ambiente e local mais “quentinho” e  coberto com um pano para que forme uma estufa. Facilitando assim que a massa cresça bem. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário