domingo, 11 de dezembro de 2016

Chocotone fácil





Se tem um prato que não pode faltar na ceia de natal é o chocotone. Poderia ser o panetone, mas como a maioria principalmente crianças tem uma preferência maior pelo chocotone. Elegi esta delícia para estar sempre presente nas  minhas festas de natal.  Pelo menos aqui em casa é o preferido das crianças. Quanto mais chocolate melhor!!! Rrsrsrs..... E para compartilhar com vocês preparei a receita completinha com vídeo bem detalhado de como fazer.  É bem fácil de preparar e não tem erro, a massa fica úmida, macia e principalmente livre de conservante. Esta é uma receita que me acompanha há muito tempo. Aprendi esta receita com o mestre da panificação Benjamin Abrahão.  O resultado fica realmente fantástico!!! Para quem gosta de fazer e vender, esta é mais uma opção legal para vendas. Pode apostar, nisso!!! Confira a receita: 



Ingredientes para a esponja


50g de fermento biológico fresco

80 ml de água morna

50g de farinha de trigo


Ingredientes da massa


100g de manteiga

100g  de açúcar

4 gemas

1 colher (café) de sal

1 colher (chá) de essência de laranja ou panetone

500g de farinha de trigo

125 ml de água morna

250g de chocolate em gotas ou chocolate picadinho


Em uma tigela, faça uma esponja com o fermento, 80 ml de água e 50g de farinha de trigo. Cubra com um pano  e deixe descansar por 15 minutos. Após este descanso, adicione a manteiga em temperatura ambiente, o açúcar, as gemas, o sal, a essência de laranja ou panetone. Misture bem,  acrescente a farinha de trigo e a água aos poucos até a massa desgrudar das mãos. Não necessita sovar muito a massa.  Por último, adicione o chocolate em gotas ou chocolate picadinho.  Deixe crescer coberta com um plástico e um pano durante 20 minutos. Após este descanso, divida a massa em duas partes e acomode a massa em forma para panetone de 500g. Deixe descansar novamente coberta com um plástico e um pano até a massa quase atingir a borda da forma. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C até dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar bem.  Embale em saquinho plástico para que o chocotone mantenha fresco e macio.  

  

 Rendimento: 2 chocotones de 500g cada, ou 12 mini chocotones de 100g cada




Dika da Naka


A esponja serve para ativar o fermento.

Procure deixar a massa descansando em local quentinho como, por exemplo, no forno desligado ou dentro do micro-ondas , assim se formará uma estufa facilitando o  crescimento da massa.

Se quiser na última etapa de crescimento, faça um corte em cruz sobre a massa e coloque uma colherinha de manteiga e leve ao forno.  Particularmente não gosto. Esta sugestão é para quem gosta de uma massa mais amanteigada.

Se estiver tendo dificuldades em encontrar as formas para panetone é só reutilizar latas de leite condensado ou lata de leite em pó, untar bem com manteiga e colocar a massa.

Esta massa é básica e combina com outros recheios  como nozes, goiabada em pedaços, e até mesmo o tradicional panetone , neste caso é só acrescentar a massa 125g de frutas cristalizadas e 125g de uvas passas.  Fica tudo de bom!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário