quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Pudim de panetone




Pudim e panetone duas delícias em um só prato. E pode? É claro que pode a combinação de sabores fica perfeita. Esta é uma sobremesa super saborosa que não pode faltar em sua ceia de Natal. A minha sugestão para quem não gosta de panetone é  preparar o pudim com chocotone, neste caso é só substituir pelo panetone e seguir com o restante dos ingredientes. Bem molezinha em fazer!!! Aproveite esta delicia e sirva aos seus convidados. Veja a receita completa: 



Ingredientes da calda 


2 xícaras (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de água

Uva passa a gosto (opcional)


Em uma panela adicione a água e o açúcar. Misture bem e leve ao fogo baixo até a calda caramelar. O ponto é a cor de guaraná. Tome cuidado nesta etapa final, pois como a panela retém o calor, mesmo com o fogo apagado a calda vai escurecendo.  Desligue o fogo e derrame a calda na forma própria para pudim.  Espalhe por toda a volta da forma e polvilhe um pouco de uvas passas. Reserve. 


Ingredientes do pudim


500g de panetone picado

1 lata de leite condensado

2 ovos

2 colheres de (sopa) de manteiga

1 colher de (chá) de canela em pó

1 colher de (café) de cravo em pó (opcional)

600 ml de leite



Retire a casca do panetone e corte-o em pedaços pequenos.  Reserve. Em uma tigela adicione o leite condensado, a manteiga em temperatura ambiente, a canela em pó, o cravo moído, os ovos e o leite misture bem com uma colher ou em liquidificador. Faça como preferir.  Depois acrescente a esta mistura o panetone picado. O panetone vai ficar bem úmido. Em seguida, despeje na forma já caramelada, feche com papel alumínio para que fique bem vedada.  Leve para assar em banho-maria em forno médio por cerda de 1 hora. Desenforme  e sirva gelado. Rendimento 10 porções.




Dika da Naka


  • Para melhor cozimento do pudim, é importante que a água utilizada no banho-maria  esteja quente.
  • É importante assar o pudim em banho–maria para que asse de forma lenta e chegue na textura ideal de pudim.
  • Para certificar que o pudim está no ponto para retirar do forno é só fazer o teste do palito de madeira ou com a ponta da faca. Se sair limpinho é sinal que está na hora de retirar do forno.
  • Para desenformar o pudim com sucesso é só aguardar o pudim esfriar bem para depois  desenformar.
  • Experimente servir o pudim de panetone com uma bola de sorvete sabor creme. Hummm... é muita gostosura!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário