sábado, 21 de janeiro de 2017

Mousse de Manga



Nestes dias atrás uma amiga muito querida  gentilmente me concedeu esta receita que já é tradição em sua família, mousse de manga.  Fiquei tão animada que corri para fazer e experimentar. Gostei tanto que faço questão de compartilhar com vocês, pois acredito que  receita boa tem que ser dividida, não é mesmo? Sua textura é bem leve e refrescante. Combina muito bem para servir em festas e almoços de domingo. Na receita original é preparada com suco concentrado de manga, aqueles que encontramos no mercado em garrafinha. Como já disse, tenho uma mangueira em minha casa. Então nesta época do ano aproveito para consumi-las, desse modo,  fiz o meu próprio suco concentrado. Se você tiver esta mesma facilidade, fica a minha sugestão logo abaixo da receita completa. Existem muitas variedades de manga, neste caso fique a vontade para usar na preparação a manga que mais gostar. Particularmente prefiro fazer com a manga que não tem fiapos. Não que seja menos saborosa é pela praticidade mesmo, de não ter o trabalho de passar o creme pela peneira. E para acompanhar e dar um charme todo especial a  esta maravilha, uma calda de manga super saborosa e versátil, pode servir em uma molheira ou regar sobre a mousse.  Outra dica é aproveitar esta calda para regar um bolo. Hummm... Por falar em calda me perdoe amiga, rrsrsrrs..., mas fiz uma pequena alteração na calda ,  as mangas estavam muito maduras e doces então diminui a quantidade de açúcar. Na verdade, sempre que posso prefiro diminuir o açúcar na alimentação.  Espero que gostem da receita!!! E confira como é fácil o seu preparo: 

 

Ingredientes da mousse

500ml suco concentrado de manga

1 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) caldo de limão

1 envelope de gelatina em pó sem sabor

4 colheres (sopa) água para dissolver a gelatina

3 claras em neve

Ingredientes da calda

1 xícara (chá) de manga

6 colheres (sopa) água

2 colheres (sopa) açúcar

Na batedeira adicione as claras, bata até o ponto de neve e reserve. Dissolva a gelatina sem sabor em 4 colheres (sopa) de água. Pode ser em banho-maria ou no micro-ondas. Só tome cuidado para não deixar ferver a mistura e reserve.   No liquidificador adicione o suco de manga concentrado,  adicione o leite condensado, o caldo de limão, a gelatina sem sabor já dissolvida e bata até que misture bem.


Depois transfira para uma tigela e aos poucos adicione as claras em neve. Misture delicadamente para que fique bem aerado. 


Acomode em uma forma de pudim molhada em água. Leve para gelar por aproximadamente 4 horas ou até que fique firme. Desenforme em uma travessa.



Para o preparo da calda, adicione no liquidificador a manga, a água e o açúcar e bata até que misture bem. Se fizer com manga que contém fiapos passe pela peneira. Depois transfira esta mistura para uma panela pequena e mexa até que dissolva bem o açúcar e fique uma calda grossinha (não muito). Espere esfriar e derrame sobre a mousse. 

 

Para fazer o suco concentrado de manga caseiro preparei da seguinte forma: 

Ingredientes para o suco concentrado
 

2 xícaras (chá) de manga (tipo Tommy)

½ xícara (chá) de água

Bater no liquidificador as mangas picadas e a água. No final tem que ter 500 ml, se não, complete com mais água. Esta proporção é bem relativa, pois vai depender que qual tipo de manga que vai usar em sua receita. Nesta minha sugestão usei a manga tipo Tommy que é bem doce e suculenta tanto que nem precisei acrescentar açúcar.  E melhor sem nada de fiapos. Se não encontrar deste tipo de manga pode fazer com a manga que mais gostar, só tome cuidado se tiver fiapos, sugiro peneirar antes.






Dika da Naka
 

  • Se preferir pode  passar uma fina camada de manteiga na forma  e depois a água. 
  • Se a manga não estiver muito madura e doce acrescente mais açúcar e a calda ficará mais docinha. 
  • Sirva a mousse acompanhada com manga picadinha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário