sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Tacacá

Imagem Meramente Ilustrativa

Entre em Contato e ou também Envie-nos sua Receita!
Ingredientes:

  • 2 maços de jambu
  • 1/2 kg de camarão salgado (seco)
  • 2 litros de tucupi, 1/2 xícara de goma (polvilho)
  • pimenta de cheiro a gosto.




Modo de Preparo:

  1. Numa panela média, coloque o tucupi e deixe ferver, em fogo baixo. 
  2. Cozinhe as folhas de jambu em água fervente com sal até que os talos fiquem macios. 
  3. Retire do fogo e escorra, reserve. 
  4. Lave os camarões em água corrente para retirar um pouco do sal. 
  5. Retire a cabeça e as cascas, deixando apenas os rabinhos. 
  6. Numa panela, coloque a goma com 4 xícaras de água e leve ao fogo, mexendo sempre até virar um mingau transparente. 
  7. Em seguida, pegue uma cuia e coloque 1 concha de tucupi quente, um pouco da goma, algumas folhas de jambu e alguns camarões. 
  8. Sirva logo. 
Dá 6 porções. 
Obs: 830 calorias cada porção.

Tacacá


O Tacacá é uma iguaria da culinária paraense que é encontrada também nos estados do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá e Rondônia. É preparado um caldo fino e bem temperado geralmente feito com sal, cebola, alho, coentro do norte, coentro e cebolinha e, principalmente, um caldo amarelado, chamado tucupi. Coloca-se esse caldo por cima da goma de tapioca, também servida com camarão seco e jambu (Erva amazônica que provoca um tipo de formigamento nos lábios.). Serve-se muito quente, temperado com pimenta, em cuias. O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixado em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior.

Sua origem é dos indígenas e, segundo Câmara Cascudo, deriva de um tipo de sopa indígena denominada mani poi. Câmara Cascudo diz que “Esse mani poí fez nascer os atuais tacacá, com caldo de peixe ou carne, alho, pimenta, sal, às vezes camarões secos".

Em cada estado nortista, tem-se características próprias nos adicionais ao tacacá. Adicionais estes que podem ser pipoca, farinha, purê, etc.

Nota: O "Receitas E Dicas" não se responsabiliza pela receitas aqui editadas, fica a critério de cada pessoa analisar e avaliar a receita em questão, a equipe do Receitas E Dicas não testa as receitas aqui indicadas, sendo assim, não nos responsabilizamos se a receita não der certo, ou não ficar ao seu agrado. Trata-se de receitas que estão postadas aqui originalmente pelo usuário e não passaram pela edição da equipe. Qualquer erro, inexatidão, falha nos itens que compõe as receitas, ou mesmo uso de imagens de terceiros são de total responsabilidade do usuário que a postou.
A publicação das informações contidas neste site não constitui prática de medicina e/ou de nutrição e não substitui o conselho de seu médico ou de outro profissional da saúde.
Se você encontrou algum problema com esta receita, seja no texto, foto ou autoria, por favor entre em contato através do e-mail web_receitas@outlook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário